sexta-feira, 16 de agosto de 2013

COMAM PALESTRA NA ESCOLA ESTADUAL SÃO JOSÉ ATENDENDO A PEDIDO DA COVESC




A Comissão OAB vai à Escola (Covesc) tem como missão cívica e institucional atender aos pedidos de palestras em diversas entidades, sendo a maioria, escolas públicas.

No mês de agosto, como etapa preparatória da IV Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, a Escola Estadual São José, que tem suas instalações na rua Arthur Jorge, em Campo Grande, solicitou à Covesc palestras.

Imediatamente dirigidas à Comissão do Meio Ambiente da OAB/MS, dispuseram-se os advogados membros, Leonardo Albuquerque Malta, Sandra Marize Marques Oliveira e Sheila Giacometti, que se dividiram nos turnos matutino e vespertino para integrar as atividades propostas pela entidade escolar.



Assim, no dia 15, quinta-feira, pela manhã e a tarde, na etapa da IV Conferência "Vamos mudar o Brasil com Escolas Sustentáveis", as palestras tiveram como tema a Educação Ambiental.




Os momentos, muito aguardados tanto pelos alunos como pelos palestrantes, foram ótimos. Os alunos participaram ativamente do tema e espera-se que os resultados contribuam com a mudança de consciência, atitude e direcionem os cidadãos do amanhã para atitudes proativas e ambientalmente corretas.


Alguns dos tópicos abordados nas palestras:
* Educação ambiental-Importância e objetivos-cidadania-Legislação:9.795. 
* A participação ativa dos cidadãos com a questão do meio ambiente - com perguntas e a participação ativa dos adolescentes na palestra.
* Dificuldades na Educação Ambiental
* Crimes Ambientais
* Dicas de Preservação Ambiental
* A importância de ser advogado e as várias áreas da advocacia;
* A sustentabilidade e a preservação ambiental

A palestra da manhã teve como público cerca de 100 alunos do 1º ao 5º ano e o tema principal foi a Educação Ambiental e sua relação com o Direito Ambiental, com a apresentação de reflexões e exposição de assuntos relacionados ao dia a dia dos jovens na interação com o meio em que vivem.

Nessa etapa obrigatória da IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, onde também foram apresentados temas, vídeos educativos, imagens de meio ambiente relacionados à preservação da natureza nos locais em que esses jovens vivem, com o intuito de sensibilizá-los para que se envolvam nas questões de preservação ambiental de seus bairros, sua cidade, a OAB/MS deixa sua marca.

A advogada Sandra Marize esclareceu ainda aos alunos sobre a  responsabilidade de todos nos danos ambientais causados diariamente, conceitos e as interações de cada indivíduo com o seu meio, todos com a utilização de casos práticos.

Ao final da apresentação, na avaliação da advogada, a palestra foi de grande importância para aquele segmento de alunos, pois “Acreditamos que a maioria das pessoas têm consciência ambiental, mas o que falta realmente é sensibilizá-los, de que cada um, pode contribuir um pouquinho para a melhoria de todo o ambiente. Ganhamos nós com mais essa experiência e ganharam todos, com mais esse debate e esclarecimentos em prol do meio ambiente ecologicamente equilibrado principalmente com a participação do público infantojuvenil na CNIJMA.”

No turno vespertino, os advogados sortearam mudas de hortelã como forma a motivar o público da interação ser humano e natureza.


Fotos: Isadora de Giacometti e Sandra Marize

Nenhum comentário:

Postar um comentário