sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Ordem participa de debates sobre segurança em bares e boates


Devido a tragédia de Santa Maria (RS), a Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS) está engajada a participar de debates e iniciativas que tratem de ações para garantir segurança ao público que frequenta casas noturnas. Nesta sexta-feira (1º), o conselheiro estadual da OAB/MS, Rogerson Rímoli, representou o presidente da entidade, Júlio Cesar Souza Rodrigues na audiência pública para debater sobre as condições de segurança oferecidas por bares, boates, hotéis, restaurantes, shows e eventos em Campo Grande. O evento foi na Câmara Municipal.
Para o conselheiro estadual da OAB/MS, Rogerson Rimoli, uma solução que ajudaria a população seria permitir o acesso às informações sobre quais estabelecimentos possuem ampla condições de operação, oferecendo segurança aos frequentadores. “Seria necessário divulgar quais locais estão prontos a receber o público”, disse.

Carolyne Dittmar, Luciana Paz Nante, Leandro Amaral Provenzano e Helena Clara Kaplan
Câmara Municipal 

Helena Clara Kaplan - Plenário da OAB/MS
Na audiência pública também estavam representando a OAB/MS a presidente da Comissão do Meio Ambiente, Helena Clara Kaplan, o presidente da Comissão de Defesa dos Direitos do Consumidor, Leandro Amaral Provenzano, e a presidente e a secretária-geral da Comissão de Assessoramento Legislativo, Carolyne Dittmar e Luciana Paz Nantes, respectivamente. Membros do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-MS), Sindicatos dos Engenheiros e Arquitetos, Prefeitura Municipal de Campo Grande, Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano), Corpo de Bombeiros, Delegacia do Consumidor, Procon, Defensoria do Consumidor, Ministério Público Estadual, sindicatos patronais e de trabalhadores em Bares, Hotéis, Restaurantes e Similares de Campo Grande, além de promotores de eventos que atuam em Campo Grande também estiveram presente à audiência.

No dia, seguinte, sábado, dia 02 de fevereiro, dessa vez no Plenário da Ordem dos Advogados, foi oferecido um Café da Manhã Jurídico a partir das 9 horas. O evento foi tão produtivo que se estendeu até quase as 13h.
O evento Café Jurídico “Diversão noturna com segurança” foi promovido pela Caixa de Assistência dos Advogados (CAA/MS) e Escola Superior de Advocacia (ESA/MS), com o apoio da OAB/MS.

Na oportunidade, um grupo bastante heterogêneo, composto por autoridades, membros de entidades de classe, instituições, advogados, entre outros da sociedade, colocaram em pauta situações, propostas, sugestões, desabafos, enfim comporam um diálogo na busca de soluções.

A tragédia ocorrida em Santa Maria (RS), que vitimou quase 240 jovens em decorrência de um incêndio em uma casa noturna, Kiss, despertou a necessidade de se discutir, com autoridades e sociedade, as condições de segurança oferecidas nos locais destinados a receber um considerável número de pessoas. Com a aproximação do feriado de carnaval, a preocupação se tornou intensa. A diretora-geral da ESA/MS, advogada Rachel Magrini, considera urgente a discussão: “precisamos analisar a situação atual e propor melhorias, mas, principalmente acompanhar de perto a aplicação e o cumprimentos das leis”, enfatizou.
“É natural que a OAB/MS traga esse debate para dentro da nossa casa, uma vez que somos vigilantes da sociedade”, defendeu o presidente da OAB/MS, Júlio Cesar Souza Rodrigues. De acordo com ele, do encontro serão preparados documentos que serão enviados à prefeitura municipal e ao governo do Estado. “Também criaremos uma comissão de acompanhamento dessas medidas. Essa comissão terá um trabalho permanente, pois esta é uma discussão que precisa estar sempre na nossa pauta”, explicou. A carta originada do encontro conterá todas as sugestões levantadas pelos participantes, como anúncios publicitários, avisos de segurança dentro das casas noturnas, adequações à legislação etc.

Participaram da reunião membros do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea/MS), Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/MS), Ministério Público do Trabalho, Associação Brasileira de Bares e Boates (Abrasel/MS), Câmara Municipal de Campo Grande, pela vereadora Luíza Ribeiro, Corpo de Bombeiros e representantes de proprietários de casas noturnas. E, não podia faltar a representatividade da Comissão do Meio Ambiente da Ordem. Na oportunidade, a advogada e presidente, Helena Clara Kaplan, teceu seus comentários, sugestões e demonstrou o quanto o ambiente de lazer também é objeto da atuação e preocupação dos representantes da Casa da Cidadania.

Informes para uma Carta de Proposições foram anotados e, posteriormente, esse documento será socializado também no blog da Comam.

Segurança e Meio Ambiente: metas constantes!



Nenhum comentário:

Postar um comentário