segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Audiência pública discute fechamento do lixão de Campo Grande



A Comissão do Meio Ambiente – Comam - da OAB/MS foi convidada a participar da Audiência Pública acerca da questão que permeia o encerramento das atividades do “lixão” de Campo Grande na Câmara dos Vereadores pela manhã.
Os advogados Helena Clara Kaplan e Leonardo Albuquerque Malta compareceram ao evento.
A advogada, que é presidente da Comam, ao compor a mesa, abordou da necessidade ao atendimentos às diretrizes contidas na Política Nacional de Resíduos Sólidos que implicam, especialmente e no presente debate, na inclusão dos atuantes catadores de recicláveis nas atividades de triagem, desde que formalizados por meio de cooperativas ou associações. Também tratou do ônus ao município na manutenção do “lixão” quanto ao prejuízo ambiental e também como impedimento no recebimento de recursos federais; da questão como afronta aos princípios da dignidade da pessoa humana; do prazo quanto a implantação do Plano de Saneamento Básico Municipal; e do cadastramento e capacitação dos atuais catadores, que merecem operar em condições salubres, com orientações e toda aparelhagem necessária à regulamentação da atividade como importantes ferramentas da gestão dos resíduos da cidade.
Estando presentes diversos representantes de entidades do setor de recicláveis, os vereadores Athayde Nery (que presidiu os debates) e Marcos Alex, ambos da Comissão de Defesa do Consumidor, as defensoras públicas dra. Olga Lemos Cardoso de Marco e dra. Neyla Ferreira Mendes (que também é membro de Comissão da OAB/MS), pelo Instituto dos Arquitetos do Brasil Dirceu Peters, entre outras importantes contribuições que discorreram sobre o tema.
Por fim decidiu-se oficializar na composição de um comitê, que se reunirá na próxima semana para discutir a questão e os próximos passos, objetivando articular com o poder público, tentando a dilação do prazo no encerramento do “lixão” para providências que atendam às necessidades de adequação dos catadores e suas atividades, como medida social de subsistência e ambiental de manutenção e melhoria da qualidade de Campo Grande.
Helena Clara Kaplan


Nenhum comentário:

Postar um comentário