domingo, 30 de setembro de 2012

Comam participa de conferência em Brasília

O advogado Roberto Borges Rodrigues da Costa, membro da Comam, foi um dos quatro representantes do Mato Grosso do Sul que, a convite do MEC, estiveram presentes em Brasília/DF , em uma oficina de conferência para realização do IV CNIJMA (Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente).

Abaixo, o Relatório de Atividade de Viagem:

Órgão Executor: MEC (SECADI - Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão)
Representante COE/MS (Comissão Organizadora Estadual): ROBERTO BORGES RODRIGUES DA COSTA - COMAM/OAB/MS
Período: 28 a 31/08/2012
Local: Padre Bernardo/GO (125 km de Brasília)
Objetivo: Preparar os representantes dos segmentos da Comissões Organizadoras Estaduais (COE), para realizarem oficinas de conferência em seus estados e atuarem como mobilizadores, articuladores e formadores no processo.
Atividades Desenvolvidas: Vivência do Processo de Conferência. Oficina do Futuro (Árvores dos Sonhos e Pedras no Caminho). Constituição da COM-VIDA. Elaboração do Projeto de Ação e do Produto de Educomunicação, culminando com a apresentação dos projetos e eleições: de um dos Projetos, do Delegado e do Suplente, numa simulação do que deverá ocorrer nas escolas. Houve, ainda, um amplo debate sobre o conceito de Escola Sustentável e uma reunião entre as COE's, onde foi destacada a importância de sua formação (membros) e atuação, que devem ser contínuas.
Número de Participantes: 108
Número de Municípios Participantes: 28
Resultados Obtidos: Comprometimento do grupo na execução de todas as etapas que compõem o processo da 4ª CNIJMA, mediante realização de oficinas de conferência, estimulando pedagogicamente a cultura de sustentabilidade nas escolas, envolvendo temas ambientais com participação da comunidade pertencente ao entorno.

Obs.: O Estado de Mato Grosso do Sul é o único estado que já iniciou as oficinas através de webconferências, e que está servindo de modelo para os demais estados, tanto na organização, quanto no conteúdo apresentado nas conferências.
 
 

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

QUEIMA DA CANA DE AÇÚCAR PROIBIDÍSSIMA EM MS


Desde 2010 a Comam trabalha interinstitucionalmente para atender aos anseios da sociedade quanto a qualidade ambiental e de vida garantindo a proibição da queima de cana de açúcar em Dourados, conforme preceitua a lei daquele município sul-mato-grossense.
Com recente decisão da Justiça Federal avocando ao Ibama as licenças para queima, mesmo com a declaração de inconstitucionalidade da lei municipal pleiteada pelos Sindicatos das Indústria de Açúcar e Etanol, o que não ocorreu, a queima prescinde de EIA-Rima, o que chega a inviabilizar a queima da cana e da palha.
Assim e nesse sentido, recentemente a presidente da Comam deu entrevista a Revista da Cana que pode ser acessada no link, às páginas 50 a 52.
http://issuu.com/canaldacanacanaldacana/docs/cana6/51

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

ADOTE UMA ÁRVORE!

Quer uma árvore? Pode escolher, temos acácia, flamboyant mirim, ipê, oiti e/ou pata de vaca.
Ah, entendi, sua escolha é uma árvore que dê, além de sombra, melhore a paisagem e amenize o clima, possa ter frutos? Ok. Teremos acerola, amora, araçá, carambola, goiaba, jabuticaba, pitamba, pitomba e romã. Hum, já me deu uma vontade de comer salada tutti frutti!
Não tem lugar para plantar? Sua casa só tem calçadas impermeabilizadas? É apartamento? Triste, hein?! Que tal pensar em um vaso enquanto procura um pedreiro para melhorar seu meio ambiente? Nesse vaso poderá ter as frutas também!
Mas... perto da sua casa devem ter praças, terrenos, canteiros, calçadas?
A ideia está dada, agora só falta você botar a mão na massa e vir buscar sua(s) muda(s) na esquina da av. Mato Grosso com Ceará, domingo, das 9 às 12 horas.
Estaremos lá para te receber!
Um abraço e excelente primavera!
Comissão do Meio Ambiente
OAB/MS

Na foto do Wandir Filiu, abaixo, nosso pé de jatobá, que enfeita a margem da avenida Mato Grosso na frente da OAB, casa da cidadania e, claro, do meio ambiente!
E, para fechar com chave de ouro, nada menos que Bilac.

Velhas Árvores
Olha estas velhas árvores, mais belas 
Do que as árvores novas, mais amigas: 
Tanto mais belas quanto mais antigas, 
Vencedoras da idade e das procelas... 

O homem, a fera, e o inseto, à sombra delas 
Vivem, livres de fomes e fadigas; 
E em seus galhos abrigam-se as cantigas 
E os amores das aves tagarelas. 

Não choremos, amigo, a mocidade! 
Envelheçamos rindo! envelheçamos 
Como as árvores fortes envelhecem: 

Na glória da alegria e da bondade, 
Agasalhando os pássaros nos ramos, 
Dando sombra e consolo aos que padecem! 

Olavo Bilac, in "Poesias"

domingo, 16 de setembro de 2012

150 ÁRVORES DOADAS ONTEM E 126 ÁRVORES PLANTADAS HOJE

No Simpósio, dia 14 de setembro, ao término do Simpósio sobre Áreas Degradadas foram doadas aproximadamente 50 mudas de árvores.
Dia 15 de setembro, enquanto ocorria mais uma palestra da dra. Daniela Marques Caramalac no Ciclo de Debates sobre Direitos dos Animais, na Avenida Mato Grosso, na frente da OAB, os membros da Comam e voluntários doaram mais 100 árvores. Na ocasião as ONGs Abrigo dos Bichos e Vira-latas expuseram cãezinhos para doação. Três animaizinhos puderam passar esse fim de semana com suas novas famílias, logo depois de seus padrinhos assinarem os termos de compromisso para posse responsável.
O Ciclo cada vez mais amplia seu público e apresenta temas mais interessantes.
Hoje, domingão, no Parque Cônsul Assaf Trad, numa iniciativa da Semadur tendo a OAB como parceira, os membros Comam e voluntários plantaram 126 árvores, colaboraram nas atividades e puderam desfrutar de uma ação de cidadania socioambiental.
E as atividades em comemoração do início da Primavera e Semana da Árvore não pararam! Teremos palestras e mais atividades. Prestigiem!




sexta-feira, 14 de setembro de 2012

SIMPOSIO AREAS DEGRADADAS FOI UM SUCESSO!



Muito obrigada a tod@s que participaram, organizaram, trabalharam e, também, àqueles que como nós compreenderam o propósito do tema, aprenderam e aplicarão seus novos conceitos num ambiente muito melhor.

Ficamos lisonjeados em ter como público e participantes as seguintes entidades:
1. Embrapa Gado de Corte
2. Agência Nacional de Águas
3. Conservation Internacional do Brasil
4. Ibama/MS
5. Imasul/MS
6. Banco do Brasil/MS
7. PGE/MS
8. MPE/MS
9. Universidade Estácio de Sá
10. Universidade Católica Dom Bosco
11. UEMS
12. UFMS
13. UFGD
14. Anhanguera/Uniderp/MS
15. Semadur
16. Semac/MS
17. Eldorado
18. Sindicato Celulose
19. Conselho Municipal do Meio Ambiente de Campo Grande
20. Cointa/Coxim
21. Agesul/MS
22. Sanesul
23. Agesul/MS
24. Embrapa/MS
25. Seprotur/MS
26. Agraer/MS
27. Fiems
28. Fundect/MS
29. Incra/MS
30. Associação Estadual dos Eng. Agrônomos/MS
31. Senai/MS
32. Sindicato Rural
33. Famasul
34. Bombeiros/MS
35. Polícia Militar Ambiental/MS
36. OAB/MS
37. CREA/MS
38. Associação Eng. Florestais
39. Conselho Regional de Química/MS
40. Fuconams
41. WWF
42. Canal do Boi
43. SBA
44. Midiamax
45. Revista da Cana

Os certificados serão enviados àqueles que participaram do evento mediante solicitação. Para tanto, comente esse post incluindo seu nome inteiro e e-mail. Enviaremos o documento ao endereço eletrônico informado em até 60 dias.

Quem estiver com dificuldade de cadastro aqui no blog pode encaminhar e-mail para meioambienteoab@gmail.com.

Estamos incluindo os links das palestras proferidas, com exceção da palestra do dr. Silvio Ortigosa que foi somente oral.

Fotos? Claro! Estão disponíveis em http://www.oabms.org.br/galerias/ver/423/simposio-comam-


As doações nos deixaram ainda mais felizes. Foram 295 quilos de alimentos que foram entregues domingo de manhã, dia 16, em uma instituição. O protocolo da entrega será anexado ao relatório do evento.

Um excelente fim de semana e não se esqueçam que amanhã tem mais!

Helena Clara Kaplan
Presidente da Comam

Links das palestras:




segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Ciclo de Estudos sobre Direito dos Animais acontece no dia 15

Neste sábado, 15 de setembro, a partir das 14:00 horas, o Ciclo de Estudos sobre Direito dos Animais irá debater um tema bastante polêmico e atual: a personalidade jurídica dos grandes primatas.
 Lembrando ainda que no dia 15 haverá também a feira de adoção de filhotes promovida em parceira com a Associação Vira-Latas - http://viralatasms.blogspot.com.br/ - e a distribuição de mudas doadas pela Águas Guariroba, em comemoração à semana da árvore.
O texto-base para as discussões pode ser acessado através do link http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2005/09/330261.shtml.

O texto-base e apresentação estão disponíveis no blog do Ciclo de Estudos
www.direitodosanimaisms.blogspot.com.br

SEMANA CHEIA DE ATIVIDADES COMAM!

Essa semana já marca o ânimo da Comissão do Meio Ambiente - Comam, abrindo a primavera, a Semana da Árvore e o amplo debate.
Na 6a. feira, dia 14, manhã e tarde, o Simpósio Áreas Degradadas: Questão econômica e socioambiental (veja programação no post abaixo). Iremos trazer à discussão soluções, empecilhos legais, pagamento por serviços ambientais, tecnologias, experiências, financiamentos e outros tópicos quanto a áreas degradadas, incluindo a grande celeuma, os pastos degradados. Vale a pena acompanhar essa importante questão. O ingresso é doação de 2 quilos de alimentos não perecíveis e a inscrição é feita na hora do evento. O certificado conta com 10 horas/atividades.
No sábado, dia 15, prossegue o Ciclo de Estudos sobre Direitos dos Animais. Nessa edição, a partir das 14 horas, além da palestra e debate, da feira de artesanato e de reciclagem de entidade assistencial, serão doadas mudas de árvores em compensação à retirada de um exemplar de aroeira. Essa árvore estava morta na área da OAB/MS e foi  atestada pela Semadur. E não para por aí! A ONG Vira Latas estará de plantão, doando cães e gatos saudáveis para a população.
No domingo,dia 16, das 9 às 12 horas, membros da Comam, seus familiares e amigos estarão no Parque Assaf Trad - ao lado do Alphaville, saída para Cuiabá - plantando mudas de árvores.
E na semana que vem, dia 23, na esquina da avenida Ceará com Mato Grosso, estaremos doando mais mudas de árvores das 9 às 12 horas.
Gostou? Quer participar? Então você é nosso convidad@!
Compareça, prestigie, compartilhe!
Helena Clara Kaplan

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

FUMO PASSIVO: VOCÊ CONSEGUE CONTROLAR?

Então, nem sempre é possível - para o fumante ou fumante passivo - controlar a direção do vento, o volume e/ou a exposição das substâncias tóxicas que impregnam nas roupas, nos cabelos, no ambiente...
É difícil tomar o primeiro passo e... parar de fumar?
Opção, iniciativa e alternativa pessoal?
Nem sempre.
O fumo passivo não se controla, nem é pessoal. É obrigatório muitas vezes.
Embora haja sim um certo repúdio à fumaça, nem sempre temos a liberdade ou liberalidade de se afastar ou solicitar que a fonte das toxinas pare seu (mau) hábito. Se não é o chefe, é o amigo, o cliente, a mãe, o pai ou qualquer pessoa por quem ora tem-se respeito, ora não se tem possibilidade.
Quem já passou por situação como essa?
Já se perguntou como os fumantes iniciaram esse agravante vício? Se não, experimente.
Muitos fumantes são filhos de fumante(s) e/ou iniciaram o vício ainda na adolescência, movido por algum fumante que lhe serviu de exemplo.
E se, somente se, não tivéssemos mais esses maus exemplos ou eles se tornassem cada vez mais raros? Será que esse número de novos fumantes não iria diminuir?
Pois bem, se você é fumante passivo - ou sonha com o dia que alguém pare de fumar - e acredita que sua saúde não pode ser exposta involuntariamente, pense nisso.
Se quiser mais, subscreva a petição eletrônica em http://www.peticaopublica.com.br/PeticaoAssinar.aspx?pi=BrVerde.
Para isso é preciso estar com seu Título de Eleitor (aproveite e veja se está pronto e acessível, afinal, as eleições estão chegando).
Então, boa sorte e muita saúde àqueles que desejam ter um futuro com quantidade e qualidade, e sucesso aos que desejam encerrar a carreira de fumante e insurgir na vida com disposição, libido e energia.
Helena Clara Kaplan (em opinião singular)
Presidente da Comissão do Meio Ambiente da OAB/MS